OPINIÃO

OPINIÃO 

(imagem: funnyquotesgarden)


O quanto a opinião de alguém pode influenciar o seu trabalho? Eu nunca havia parado para pensar nisso até agora. Quando você trabalha com público, a opinião deste tem grande importância, pois definirá o seu futuro naquele ramo. Mas, será que todo mundo está preparado para ouvir a opinião dos outros?

É complicado. Vamos imaginar uma situação completamente hipotética: você é um escritor; já faz isso há um bom tempo, pratica sua escrita e faz o possível para melhorá-la. Porém, em um dia, você decide procurar a opinião de alguém mais experiente que você. Você quer algo mais do que receber elogios de seus fiéis leitores; você quer uma crítica. Você se prepara mentalmente para o que vai ouvir, cria cenários em sua cabeça de que outra pessoa vai ler a sua história e vai apontar erros. Claro, você está fazendo isso porque quer melhorar, encontrar um motivo para continuar o seu trabalho. E então, quando finalmente a pessoa experiente lhe entrega a crítica, você encontra um desastre. Há correções a serem feitas do início ao fim. Coisas que você pensou que havia ficado maravilhoso, na verdade não havia ficado.

Isso aconteceu comigo recentemente. Foi difícil ao primeiro momento, mas depois de ler tudo o que essa pessoa me disse, eu pude melhorar. Mas não pense que fui uma pessoa complacente e aceitei tudo o que ele "corrigiu". Veja bem, em certos pontos ele corrigiu de acordo com regras do português, dando exemplos. Nesses casos, eu aceitei e absorvi tudo. Contudo, em outros, ele apenas tentou apagar trechos que, para mim (a autora), eram importantes para o desenvolvimento. Foi aí que eu percebi, ele estava dando a sua opinião pessoal. Não era crítica. Ele não havia gostado da história.

Quando eu notei isso, pude respirar aliviada. Todo o ser humano tem o direito de gostar ou não gostar de alguma história. Eu não sou criança, sei disso muito bem. Achei desnecessário, afinal eu não pedi a opinião dele. Pedi uma crítica literária. E todo crítico sabe que CRÍTICA é diferente de OPINIÃO PESSOAL. Por isso a minha indignação. 

Novamente: o quanto a opinião de alguém pode influenciar o seu trabalho? A resposta é: Depende. Depende de quem é a opinião. Depende de como você lida com opinião em geral. Para mim, a opinião é sadia quando ela te faz refletir e batalhar para melhorar. Você não pode deixar uma opinião te abalar e te fazer desistir. Nunca. Essa é a minha opinião.

Agora, falando sério, eu não acho que vou conseguir repetir a palavra "opinião" tão cedo. Ela parece estranha de tanto que repeti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frustrações Cotidianas

Conexões

RENJI X BYAKUYA - FANFICS (ATUALIZADO)