CRÍTICA LITERÁRIA

CRÍTICA LITERÁRIA

(imagem: www.etsy.com)

É muito difícil fazer uma crítica literária. Não sei se você já tentou ou já precisou fazer uma, mas fique sabendo que é muito difícil. Ainda mais quando a pessoa quer receber a crítica e ela julga que você sabe mais do que ela (quando na verdade, não é bem assim).

Veja bem, para fazer uma boa crítica de um texto, você precisa ficar atento à como se dirigir ao autor, compreender e interpretar o texto e saber articular ideias. Eu fui mais a fundo no assunto, pesquisando tudo o que pudesse me ajudar a fazer uma boa crítica. Até ontem, eu pensei que dominava o assunto e que era um de meus pontos fortes. Ledo engano. 

A história que eu li era muito boa, em todos os sentidos. Ela foi muito bem escrita, coerente e fácil de compreender. Não pude apontar praticamente nada para ajudar o autor a melhorar o texto (uma vez que fora a razão para ele vir me procurar). O que fiz foi dizer um monte de coisas que ele provavelmente já sabia, além de elogios. Não era isso que ele queria. Não foi para isso que ele me procurou.

Conversamos após eu entregá-lo aquele desastre. Sim, eu o entreguei ao invés de tentar melhorar. Por quê? Bem, eu deveria ter entregado isso à ele há mais de um mês, então pode-se dizer que eu estava desesperada. Ele me disse algo que eu já esperava: "eu esperava uma crítica maior". Pelo o que entendi, ele está inseguro. E pelo rumo de nossa conversa, percebi que nada que eu diga o faça perder essa insegurança. Eu preciso estudar mais.

Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? Pois então, é a mais pura verdade. Eu tive muito tempo para fazer a crítica, com mais calma para que ficasse perfeita. Contudo, muita coisa me atrapalhou. Doença, internet, insegurança, medo, preguiça, desânimo, problemas em casa... E acabou que as coisas ficaram assim. De toda forma, tirei uma boa lição disso tudo: faça as coisas com calma.

Tenho mais duas críticas para fazer. Uma estou atrasada, por isso preciso terminar no máximo até amanhã. Pouco tempo novamente, mas pretendo fazer essa com mais calma do que a última. Vou estudar mais antes de começá-la. Tomar um café. Ouvir nu-metal japonês. Tomar um antibiótico. 

Ah, antes que eu me esqueça, a imagem lá em cima é puramente ilustrativa. Procurei no Google "Maze Runner Quotes Minho" e achei ela. Vi o ultimo filme do Maze Runner ontem, então foi o primeiro livro que me veio à cabeça para colocar como imagem desse post. E o Minho é o melhor personagem. Não tente argumentar isso comigo, por favor. Você vai perder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frustrações Cotidianas

Conexões

RENJI X BYAKUYA - FANFICS (ATUALIZADO)